quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Figuras de Estilo

Sempre interessado por figuras de estilo no liceu, distinguia-me por alguma qualidade nas composições/redacções livres, por sinal apreciadas pelos sucessivos professores de Português de então.
Eu era um "rei" das hipálages, metáforas e afins.
Com o tempo, malogradamente, veio a bruma conceptual sobre todas estas identificações semânticas, e não sei bem o que chamar a muitas delas nos dias que correm.
E é, apesar de tudo. um clássico do meu dia-a-dia (e de qualquer um?).
O português médio é colocado sob tensão por uma série de disfunções nos diferentes sistemas em que se desloca, e chega a mim muitas vezes prestes a descompensar.
Quando eu vejo um doente, muitas vezes, ele está farto de esperar na sala de espera, farto de esperar pela consulta do médico de família, farto de esperar pela resolução do seu problema pelos diferentes médicos a que foi, farto de ser reencaminhado para outros médicos, farto de esperar que o atendam na Saúde 24, tem familiares fartos disto tudo, tem familiares fartos de não verem o problema dele resolvido, fartos de não saberem o que se passa, ou fartos de não o verem institucionalizado num sítio qualquer, fartos de saberem que o prognóstico é fechado e que não se esperam melhorias, fartos de esperar por um doloroso desfecho, só ultrapassado pelo tempo que medeia até lá. Depois, o doente fica farto de esperar pelos exames, farto de esperar pela próxima consulta, farto de não ser o foco exclusivo de atenção do médico, farto de não ver o seu problema resolvido naquele momento, farto de ver que lhe estão a sugerir outro circuito, outros remédios, outras explicações, ou as mesmas....
O médico, esse, fica farto de assistir a este filme, sempre o mesmo, vezes sem conta.
Por isso é que gostava de saber como se chama à figura de estilo que começa por este clássico, ou algo muito parecido: "Não quero que se sinta ofendido, mas deixe-me dizer-lhe que...".

5 comentários:

Anónimo disse...

Eufemismo?

Placebo disse...

Eufemismo não é bem...
Deve haver um que encaixa melhor.

Sousa Cintra disse...

Atalho florido para a realidade?

Placebo disse...

Numa palavra, Cintra. Tem que ser numa palavra.... :)

bla disse...

Creio que seja um paralelismo... Ficará ao seu critério.