quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Diálogos V (e pensamentos...)

-Bom dia.
-(jovem de 17 anos, num dia de semana) Bom dia!
-Então, o que o traz cá ao Serviço de Urgência?
-Apareceram-me estas manchas no punho....
-(olhando para 3 "pintas" ligeiramente acima do nível do carpo direito)...
-...
-... mas... essas manchas incomodam-no muito?
-Não sei o que são....
-Dão-lhe comichão, tem outras manchas no corpo?
-Não.
-Tem febre, outros sintomas além das manchas?
-Dão-me alguma comichão, mais nada....
-...
-... apareceram anteontem.
-(após uma pausa a tentar recolocar a minha bem ensaiada postura de profissional empático) Diga-me lá uma coisa, então o que é que realmente o incomoda nessas manchas? Há algum motivo, que me está a esconder, que fizeram com que viesse hoje ao Serviço de Urgência do Hospital?
-Não....
-(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, ...) Bem, nesse caso, sugiro que regresse a sua casa tranquilamente, e vamos a ver no que dão essas manchas, que em princípio são meras picadas de um insecto qualquer.... Caso surjam novos desenvolvimentos, como febre ou outros sintomas, dirija-se ao seu médico de família, já que isso não é propriamente uma Urgência, e afinal de contas ele, melhor que ninguém, saberá como tratar ou encaminhar.
-Então, e vou assim? Não se vai fazer nada quanto a estas manchas?
-(fugindo apressadamente...) Não.

2 comentários:

MA-S disse...

no comments...

Anónimo disse...

Só bons pensamentos!