quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reanimação Cárdio-Pulmonar/Suporte Avançado de Vida

Para muitos, o zénite de adrenalina em Medicina, a suprema prova que se aspira a algo mais que uma mera existência humana, a roçar o divino, a demonstração de superioridade e competência no sector.

Na prática, uma série de procedimentos rotineiros, banais e simples de aprender, cuja formação pode ser feita em 2-3 dias, e se estendermos a aprendizagem a um par de semanas, pode-se considerar qualquer macaco do sector doutorado na arte.

Acima de tudo, como escreveu um (verdadeiro) sábio: "trata-se de uma área técnica cuja taxa de sucesso é inversamente proporcional à sua popularidade".

Não que não se consigam pôr a funcionar uns quantos corações e pulmões outra vez, note-se, pois isso até se vai conseguindo com razoável taxa de sucesso. O problema é pôr corações e pulmões a funcionar, em pessoas que no seu todo tenham hipóteses de alguma vez voltar a funcionar.

O prognóstico neurológico é fulcral nessa área, há muita investigação nesse sentido e crescente interesse por parte de todos os envolvidos.
Ainda bem. Mas os resultados, esses, continuam globalmente a ser muito maus.

E serve este post para levar a que se pense bem, de cada vez que decidimos arriscar fazer com que um ser morto tenha o privilégio de vir a morrer outra vez.

3 comentários:

MA-S disse...

A primeira e última reanimação que vi, último ano do curso em UCPA,no intra-operatório "parou" reanimaram fizeram com que chegasse ao recobro, minutos depois parou outra vez e a cena que presenciei assemelhou-se ao de um padeiro a amassar massa para pão!
Não é bonito de se ver, não há espaço para "all-star"ices de anestesista/cirurgião/enfermeiro.
Tive o privilégio de estar presente nesse momento e aprender com aquelas pessoas que para além de ser eficazes/eficientes na técnica tb são humildes e têm consciência que algumas variáveis não estão no nosso controlo.

Reanimar um morto é desumano...

Anónimo disse...

Hello! Someone in my Myspace group shared this website with us so
I came to give it a look. I'm definitely enjoying the information. I'm book-marking and will be tweeting this to my
followers! Exceptional blog and outstanding style and design.
Visit my web blog ; football transfer news man utd

Anónimo disse...

Howdy very cool website!! Man .. Excellent .. Amazing .
. I'll bookmark your web site and take the feeds additionally? I am satisfied to search out so many useful information right here within the post, we want develop more techniques in this regard, thanks for sharing. . . . . .
My page :: pizza games ben 10