sábado, 22 de agosto de 2009

Vá Lá, Pelo Menos Já Não Temos Que Os Contar...

Ponto de situação do vírus da gripe A - 20/08/2009 - 18h45

Selo da República

Portugal contabiliza, desde o início de Maio, um total cumulativo de 1870 casos confirmados de Gripe A (H1N1).

Portugal contabiliza, desde o início de Maio, um total cumulativo de 1870 casos confirmados de Gripe A (H1N1). A maioria das infecções pelo vírus H1N1 da Gripe A tem um quadro clínico benigno, pelo que se estima que mais de 90% da população portuguesa não necessite de internamento hospitalar e possa ser tratada na sua residência.

Aliás, é importante salientar que a maioria das pessoas que contraiu esta infecção já está curada e retomou a sua vida diária de forma absolutamente normal.

O número de casos positivos registados nas últimas semanas revela uma alteração na evolução da infecção que exige um novo conjunto de respostas.

A fase actual passa a estar centrada no tratamento dos doentes com sintomas gripais e, já não, na contenção da transmissão.

A partir de hoje o Ministério da Saúde realizará análises (apenas) aos doentes cujo quadro clínico o justifique. A vigilância epidemiológica da Gripe, que permite conhecer a forma como o vírus está a evoluir na população, vai passar a ser feita por metodologia Sentinela, que já é responsável por esta vigilância em relação à gripe sazonal.

Para garantir a proximidade do atendimento, todos os centros de saúde estarão preparados progressivamente, à medida das necessidades de cada região, para atender pessoas com suspeita de gripe. Este processo deve estar concluído até ao fim de Agosto e o encaminhamento dos doentes é também efectuado pela Linha Saúde 24.

Estes locais estão preparados para atender e tratar os sintomas gripais, independentemente do vírus em causa, e devem manter uma vigilância mais próxima destes sintomas em grupos de risco: grávidas, crianças com menos de um ano de idade, pessoas com asma, obesos e pessoas com o sistema imunitário diminuído.A partir de hoje, a realização de medicação preventiva passa a estar indicada para pessoas que integrem os grupos de risco referidos que sejam um contacto muito próximo de doente com gripe.

(...)

A administração de medicação específica, nomeadamente de antivirais, mantém-se sujeita a critérios exclusivamente clínicos, ou seja, por decisão dos médicos que vão avaliar os doentes.

A existência de situações clínicas graves é esperada numa minoria da população e todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde que prestam cuidados diferenciados - sejam ou não de referência para a Gripe A -, têm condições para acolher e tratar estes doentes.

(...)

O Ministério mantém o alerta aos cidadãos para, em caso de sintomas de gripe, contactarem de imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguirem as indicações que lhes são dadas.

(...)

O Ministério da Saúde faz, semanalmente, o ponto de situação da evolução da infecção da Gripe A no seu site (http://www.portaldasaude.pt/). A mesma informação pode também ser consultada no Microsite da Gripe, no site da Direcção‐Geral da Saúde (http://www.dgs.pt).

Lisboa, 20 de Agosto de 2009

Ou seja:

-Atrasados, mas lá nos convencemos institucionalmente que isto de fingir contenções de vírus não passíveis de ser contidos, para mais sendo altamente benignos (como todos os indicadores sempre pareceram apontar), não faz lá grande sentido;

-Lá vamos nós então começar a tratar a gripe como... uma gripe;

-Só falta mesmo riscar de vez essa coisa do Tamiflu, mas já aparece com discrição a meio deste longo texto;

-Os desejos de uma boa gripe, bem controlada com anti-inflamatórios, anti-piréticos e analgésicos, com poucas mialgias e outros sintomas incomodativos que tal, são os meus sinceros votos;

-E, acreditem que falo por experiência própria, o pior mesmo que podem fazer por vocês próprios nessa altura é juntar aos incómodos gripais os de uma longa espera num qualquer estabelecimento de saúde apinhado de gente pateta, desde utentes (neste caso como vós) a alguns colegas meus mais histriónicos com estas coisas de microorganismos, que não tardarão em olhar-vos como leprosos, pretendendo esconder-se e esconder-vos atrás de máscaras e batas, na continuação desta triste encenação carnavalesca que temos vivido....

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que agora os tubos de sangue para análise dos doentes com suspeita de Gripe A já podem vir para o laboratório sem ser metidos em dois sacos plásticos e fechados com uma abraçadeira???
Por favor, diga-me que sim!!!
Nem com o HIV há tanta histeria...

Anónimo disse...

chance plwebsite undemanding perspectiveg sighci village fiberglass ethical mannchief terror excuses
semelokertes marchimundui