quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Insanidades - Parte II

Parece que anda para aí o povo a clamar justiça perante alguns contagiadores dolosos de "Gripe A", ministra da Saúde incluída, e até parece que já andam a chatear os bons dos nossos tribunais com estas questões.
Acho bem.
Quando foi o HIV a questão era diferente. Aí estávamos a falar de uma doença realmente e invariavelmente letal (na época), e avisar a esposa da seropositividade do marido era crime. Ou a namorada. Mesmo que ele/ela declaradamente partissem numa jornada de sexo desprotegido com a sociedade rodeante, ai de quem declarasse que fulana ou beltrano eram portadores do vírus.
Esta gripe é diferente, claro está. É menos letal, e passa depois de alguns dias.
Já não falo das tuberculoses multi-resistentes que abandonam os higiénicos isolamentos dos hospitais para injectarem uma dose de um qualquer opiáceo (vocês costumam apanhar aqueles autocarros com paragem em frente ao Egas Moniz?).
Esses ninguém persegue, afinal são geralmente drogados, e a tuberculose multi-resistente caracteriza-se por... ser resistente a todos os antibióticos e, adivinharam, geralmente fatal.
Mas a gripe A, a desse vírus malandreco, fugaz, que geralmente não mata, esse sim, ai de quem andar para aí a partilhá-lo. É corrê-los a todos a tiro de caçadeira, que haviam de ver como esta gripe se pode tornar letal!

2 comentários:

bla disse...

Quero desde já dar os parabéns por este magnífico blogue que traduz exactamente o que penso em relação a esta famigerada Gripe A!!!

Espero contudo que os planos de contingência e alertas sirvam para melhorar a resposta do SNS a eventuais situações muito mais catastróficas que esta..

A comunicação social tem muita culpa neste alarmismo perfeitamente desnecessário que contribui para a sensação de insegurança (quiçá para interesse de alguns.

Continuação de boas "postagens".

Anónimo disse...

:) Delicioso!
Nunca vi tamanha desorientação no MS nem nas suas políticas nem nas gentes que se querem manter no poder à custa de tudo o que possa dar protagonismo, mesmo que se defenda às vezes que "ter apanhado a gripe A, é bom, porque já não volta a apanhar", até se querer mandar prender toda a gente: AH: mas só se forem os outros a denunciar!
Que figurinhas!
A começar pelo eterno "cão de água epidemiologista" da DGS, passando pela pseudo-ministra do diário da gripe, a apren der a ler por um qualquer papel que outro lhe dará, todos deviam ter à mão Tamiflu para levar...