quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Diálogos VI

-(um colega meu, Interno da Especialidade) Dr., queria que viesse avaliar um doente sff, que tem estado sob vigilância na enfermaria, um pouco na "corda bamba", e que agora está pior. É um doente séptico, e que parece não estar a responder à antibioterapia. Já falei com os Cuidados Intensivos, e disseram-me para lhe pedir para reavaliá-lo.
-(aproximando-me do doente, tentando vislumbrar o processo enquanto falava, apressado por estar a adiar o início da minha Consulta) Bom dia!
-(o familiar, na hora da visita, junto do enfermo) Bom dia Dr., não sei o que se passa com o meu irmão, ele está completamente confuso. Imagine que já nem se lembra de quando esteve em França comigo, nem dos sobrinhos. E vivemos lá mais de quinze anos!
-Hummm (olhando para o doente, apesar de tudo vígil). Amigo, diga-me lá uma coisa, então quem é este senhor aqui ao seu lado?
-...
-(o irmão) Está a ver? Às vezes parece que nem me reconhece!
-O senhor é do Sporting ou do Benfica?
-Benfica!
-(irmão) Meu Deus.... Ele é sportinguista ferrenho!
-Bem, colega, ele está obviamente delirante, não dá uma para a caixa, o que face à sépsis dele indicia agravamento do estado de consciência, pelo que é de facto melhor passar a estar mais monitorizado e vigiado numa UCI. Isto pode descambar, vem aí o fim-de-semana, e mais vale pecar por excesso. E já que têm lá vaga....
-(um enfermeiro, várias horas depois do doente ter sido transferido, já depois de concluída a minha Consulta) Dr., lembra-se daquele doente de há bocado?
-O da sépsis?
-Sim. Sabe uma coisa engraçada, o senhor que estava ao lado dele era, afinal, irmão do doente da cama do lado....
-....
(o doente teve alta da UCI bem poucos dias depois, de volta à enfermaria, e depois para casa)

3 comentários:

Anónimo disse...

A sério???
Com irmãos assim...LIVRA!

bla disse...

Já pensou em escrever um livro com estes diálogos?

Proporcionam uma leitura rápida, descontraída e divertida mas dão que pensar...

Anónimo disse...

eh eh eh eh eh
Confesso que já me aconteceram coisas semelhantes! E, ainda consigo ficar espantada!