sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Tensão Arterial

NÃO DEVE ser medida em Consulta. A hipertensão arterial (HTA) em ambiente de consulta representa pouco mais que nada.
Deve ser medida idealmente em casa, em alternativa na farmácia/centro de saúde, em alturas diversas com registo da data e da hora. E esse registo é que se apresenta na consulta.
É hipertenso e tem menos de 35 anos? Começou com HTA já depois dos 50 anos? A sua HTA estava bem controlada e subitamente está refractária a um tratamento em crescendo?
Pergunte ao seu médico se não terá uma causa secundária (e potencialmente curável) de HTA.
Cumpra rigorosamente as prescrições, ou então esqueça e deixe de tomar os remédios de uma vez por todas, e assuma-o. Mas não faça de conta que está a tratar a sua HTA, só porque lhe prescrevem medicação pontualmente, e que acaba por tomar irregularmente. Porque não apenas não está a tratar a sua HTA, como está a sujeitar-se a interpretações erradas por parte do médico do seu perfil tensional, com a iatrogenia decorrente dessa inconsciência.
Nesta doença como em todas as outras, nunca minta ao seu médico. Não é inteligente, excepto se estiver a tentar fingir-se doente para efeitos legais.
Em todos os outros casos, nomeadamente naqueles em que estiver realmente a sentir-se doente, minta antes ao padre. É mais inócuo.

Sem comentários: