quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A Cagança

Isto dava uma tese, por isso vou-me limitar a uma modesta análise pessoal do fenómeno.
Há 2 grandes tipos, que eu fui reconhecendo ao longo dos anos.
1º: A Cagança do tipo "já estou farto de me chatear com esta mediocridade toda que me rodeia". O tipo mais raro, é certo, mas certamente presente em qualquer instituição de saúde, em que alguns dos profissionais mais brilhantes, escaldados por anos de abuso (os melhores em geral são muito mais solicitados, o que, face a um sistema que não premeia o mérito nem a excelência, acaba por redundar num acréscimo nada desprezível de trabalho), e com a paciência consumida por actos que consideram inaceitáveis, de atraso diagnóstico ou incumprimentos de normas básicas de abordagem, seguimento ou tratamento, acabam por personificar.
É uma Cagança de carapaça, que esconde pessoas realmente muito valiosas, muito boas no que fazem, e que após reconhecimento de valor e desinteresse pessoal naqueles que os rodeiam, tratam-nos com respeito e consideração. Mas até lá, com o desprezo a que preferem votar o desconhecido, que em termos estatísticos vai ser provavelmente medíocre e desinteressante.
É uma cagança que não interfere com a produtividade, a eficácia, a capacidade de actuação.
É, em suma, a boa Cagança. A do indivíduo irrascível, alvo de atenção pelo peculiar dos seus actos, pela excentricidade das suas intervenções no dia-a-dia.
O Dr. House, numa analogia televisiva.
Esses "Cagões" alimentam-se essencialmente dos seus próprios egos.
2º: a outra Cagança, do tipo "se me puser com certos ares, concerteza que ninguém me chateia". De longe a mais mediatizada e a mais reconhecida pelo grande público. A que dá (mau) nome aos médicos por esse país fora. Aquela que se destina a esconder fraquezas travestindo-as de segurança e certeza. Aquela que se destina a disfarçar ignorância e incapacidade com uma putativa altivez que torna o sujeito destes actos supostamente superior a escrutínio dos demais mortais. No fundo, a falsa Cagança. Ou a cagança mal direccionada, que confunde status profissional com razão.
Esta cagança não leva ninguém muito longe na (real) consideração dos que os rodeiam, apesar de estranhamente levar muita gente muito mais longe do que eu alguma vez teria imaginado, sobretudo em termos destas moribundas "carreiras" que se foram fazendo ao jeito, mais destes do que dos "bons" Cagões (o 1º tipo).
Constam em geral do anedotário dos hospitais, e contribuem com histórias de patetice que se vão eternizando de boca em boca, histórias essas que não são assim tão interessantes, concerteza, por parte dos que foram vítimas das mesmas.
Mas lá vão arrastando as ridículas carcaças, anónimas para os desgraçados dos "utentes", de boquinha espremidinha pela doutorice, como já assinalava o Garrett em tempos idos.
Estes cagões alimentam-se da imagem que conseguem perpassar ao desprevenido que conseguem confundir, alimentam-se de postos e de poder conquistado à custa da esperteza soloia, e da eternização deste ciclo vicioso. Acabam eventualmente convencidos, num fenómeno esquizóide curioso, que são realmente excepcionais.
Com os Cagões do primeiro tipo, a sua consideração é virtude, e o combate visa a demonstração de excelência, única arma apreciada, ou sequer considerada, nestas batalhas.
Para os do segundo, a virtude reside no conflito e na confrontação, no desmascarar e na exposição da sua real condição, mais que suficiente para ridicularizar estas criaturas. O que, por outro lado, não costuma ser fácil, já que ao contrário dos primeiros, estes raramente andam sozinhos, não têm regras ou ética, e não olham a meios para atingir os seus fins....

Sem comentários: