domingo, 11 de novembro de 2007

Legados

Fala-se pouco em Medicina, nos tempos que correm, no "Serviço Público".
O médico acorre ao Hospital quando há uma catástrofe?
O médico não regressa a casa porque tem um doente instável?
O médico sacrifica 24 horas da sua vida pessoal numa Urgência porque alguém adoeceu ou faltou?
Serviço Público? Não, é um benemérito. E é um benemérito porque já se interiorizou que, afinal, não passa de um Funcionário Público, mais que um Servidor do Público. Muito por culpa dos governantes sucessivos. Muito por culpa de invejas corporativas de vários sectores da sociedade actual.
E o que deveria ser natural e óbvio, naquele cuja profissão é ajudar o próximo na doença e no sofrimento, é afinal, e cada vez mais, um acto desempenhado por força de um contrato com uma entidade (que não o doente) dentro horário de trabalho, ou, se fora dele, por benevolência.
Mas os médicos também não têm culpa neste estado de coisas?
A saúde evoluiu muito nos últimos anos, e também por culpa dos médicos, mas não terá falhado algo?
Falhou. Falhou a cegueira para com a sociedade, que permitiu que se instituíssem vícios de incumprimento por parte de uns, em termos de horário e de desempenho. Que permitiu que o parasitismo de uns fosse tolerado pelos outros todos. Que permitiu uma promiscuidade com a indústria farmacêutica muito para além do aceitável por parte de alguns.
E uns, ou alguns, numa sociedade mediatizada, é tido como o todo.
E o todo é de facto culpado, pela incapacidade demonstrada em controlar alguns.
E é este o legado às gerações de médicos vindouras:
-Ser tido no seu todo como sendo representativo da parte;
-Ver o seu desempenho avaliado por quem não é médico (em contraponto à ausência de controlo e avaliação eficaz de antes);
-Ver limitada a flexibilidade de horário que se desejaria;
-Ver limitado o contributo que a Indústria Farmacêutica poderia dar em actividades realmente importantes para a formação pós-graduada;
-Ver comprometida a estabilidade contratual para com as diferentes entidades do estado (em contraponto aos dias de hoje, em que não se indentifica ou consegue punir os "parasitas" do sistema).
Há que olhar em primeiro lugar para o umbigo, e mais que uma fatalidade circunstancial, o que aí vem (e que já tem vindo, cada vez mais, ao longo dos anos) é também uma consequência de uma geração que falhou.
É um legado.

Sem comentários: